terça-feira, 9 de junho de 2015

Recursos Tecnológicos & Prática Pedagógica

Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar

Ferramentas digitais



Uso integrado de novas mídias desafiam professores e alunos a adotarem a produção colaborativa em salas de aula
por Portal BrasilPublicado09/07/2014 18h07Última modificação09/07/2014 18h08

Estudar a integração de novas tecnologias ao currículo educacional é o que faz a pesquisadora e professora do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Nuria Pons Vilardell Camas. Desde 2000, ela se dedica ao estudo e impacto da cultura digital na educação e constata que o mundo no qual vivemos é praticamente digital e que, portanto, a tecnologia faz parte do dia a dia.
Segundo a professora, independentemente da tecnologia, é importante entender, criar e dar vazão a uma nova escola, que vislumbre o currículo como o caminho a ser construído para e pelos aprendizes.
“O melhor resultado não virá pela tecnologia, mas pela compreensão do que se espera da educação”, avalia. “A tecnologia é parte, não é o todo", completa.


Desafios por vezes inesperado nessa transformação mais encontrados como forma resistência de professores em adotar tais recursos.
(04 PROBLEMAS ENCONTRADOS PARA SEREM SOLUCIONADOS)
1- Falta de tempo para criar aulas interessantes utilizando a tecnologia
2- Organizar a turma para que a aula seja significativa, o que não acontece quando o professor não domina.
3- Falta de habilidade no manuseio dos equipamentos.A prática e a familiarização com os recursos tecnológicos trazem a segurança para sua utilização.
4- Falta de motivação, dos alunos em estudar. problema que pode ser superado tranquilamente com utilização da tecnologia.

Problematica 01

GOOGLE TESTES:
De forma rápida é possivel criar e aplicar testes on-line sem custo nenhum.
Acesse: https://support.google.com/docs/answer/7032287?hl=pt-BRh
e confira. no site acima o professor aprende a criar o teste e após no blog da escola será postado o endereço para que os alunos respondam.
Ex: Observe alguns exemplos que já funcionaram:
http://escolaireneszukala.blogspot.com/p/blog-page.html



.
Problemática 02 
GOOGLE EARTH:
Google Earth é um programa de computador Google cuja função é apresentar um modelito tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D.
Para aprender mais sobre 
Acesse:https://support.google.com/earth/answer/9083748co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

Problemática 03
O GCompris é uma suíte educacional de alta qualidade, que inclui uma grande quantidade de atividades para crianças com idade entre 2 e 10 anos.
Acesse: https://pt.slideshare.net/clauburihan/tutorial-gcompris-55161100

Problemática 04
Para entender a dinâmica do quizz indicaria esse texto para leitura.
https://www.onlinequizcreator.com/pt/recursos/criar-quiz-online-para-alunos/item10622

Para a atividade em si, o professor poderia juntamente com a Copptec pesquisar um quizz direcionado a sua disciplina como Língua Portuguesa por exemplo.
https://rachacuca.com.br/quiz/18402/lingua-portuguesa-gramatica/



OBS: Todos os recursos disponíveis aos professores e alunos estarão no BLOG da escola, que já é utilizado por nós e vem facilitando a comunicação entre copptec, professores e alunos.
As atividades podem ser acessadas fora do ambiente escolar, não ficando restrita ao tempo de aula, no BLOG  há espaços para perguntas e respostas proporcionando o feedback que é tão importante para se desenvolver e melhorar um trabalho. O ideal é que cada professor tenha seu próprio BLOG, e o da escola seja utilizado para divulgar as atividades desenvolvidas no ambiente escolar, e o do professor com atividades especificas da sua disciplina.






















  


Nenhum comentário: