WEBFÓLIO
Elaboração de políticas para o uso das mídias sociais na escola
3.1.B - Elaboração de políticas para o uso das
mídias sociais na escola
A
tecnologia precisa estar presente na sala de aula
Acredito que o currículo escolar deve estar associado as
novas possibilidades tecnológicas, pois em um mundo cada vez mais informatizado, utilizar
as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de
se aproximar da geração que está nos bancos escolares.
Mas então como aproveitar a tecnologia na Educação? Se
por um lado os alunos adoram as novidades tecnológicas, nós professores nos deparamos
com leis que proíbem o uso do celular na sala de aula e a exposição da imagem
do aluno sem autorização prévia.
Como defensora do uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) na escola, tenho propriedade em dizer que a tecnologia não é
apenas um enfeite ela facilita a interação e a busca das informações , porém para
utiliza-la o professor precisa ter claro e compreender em quais situações ela
efetivamente ajudará no aprendizado dos
alunos, se uma atividade desenvolvida com a utilização da tecnologia também
puder ser realizada sem ela, significa que não haverá ganho para o aluno
portanto nesse caso a tecnologia é desnecessária.
Com todo o desenvolvimento tecnológico a utilização das mídias
poderia ser constante na escola e em particular na sala de aula mas para que
isso ocorra de maneira eficaz é necessário o amadurecimento da ideia e formação
dos professores, pois nem todos conseguem reverter o uso do celular (que á a
mídia mais acessível aos alunos) e das
redes sociais de maneira positiva ao projeto pedagógico. Destaco o celular
porque é uma ferramenta completa, os smartfones por exemplo permitem ao aluno
navegar na internet, tirar fotos, produzir vídeos entre outros recursos.
Proibi-los cria a sensação de desafio
para o aluno que sempre tentará utiliza-lo escondido, então porque não
aproveitar esse recurso que além de não custar nada para a escola faz parte da
vida do aluno.
Diante deste cenário que é de mudanças precisamos
discutir cada vez mais a inserção das várias tecnologias nas nossas aulas para
que possamos usufruir destes recursos sem
os contratempos que encontramos e nos impossibilitam de realizar um trabalho
com autonomia.
Soraya Góes Lemos
2.2 - Diálogos sobre as gerações
Diálogos entre as geraçõesGerações - Evolução, transformação e inovação.
A Evolução Humana também conhecida como antropogênese é a origem da evolução do homem. Deve-se entender que o estudo da evolução humana conta com muitas ciências incluindo a antropologia física, arqueologia, linguística, genética, e primatologia.
Um dos estudiosos que mais contribuíram para a história da evolução humana foi Charles Darwin com a ideia de seleção natural, observando que os seres vivos sofrem modificações que podem ser repassadas de geração para geração. Esta ideia de seleção natural não causou muito impacto ao se referir ao mundo animal, mas causou indignação principalmente entre as religiões e a comunidade científica quando Darwin passou a afirmar que o homem e o macaco teriam um parente em comum que vivera há milhões de anos atrás.
Posteriormente surgiu a comprovação desta teoria, conforme os pesquisadores iam encontrando esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios. Em resumo, é importante que todas as pessoas passem a conhecer a origem e evolução humana como maneira de conhecer a fundo como o homem vem se desenvolvendo no decorrer dos séculos.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/11107/evolucao-humana-resumo#ixzz3Gu9xFkUM
Um dos estudiosos que mais contribuíram para a história da evolução humana foi Charles Darwin com a ideia de seleção natural, observando que os seres vivos sofrem modificações que podem ser repassadas de geração para geração. Esta ideia de seleção natural não causou muito impacto ao se referir ao mundo animal, mas causou indignação principalmente entre as religiões e a comunidade científica quando Darwin passou a afirmar que o homem e o macaco teriam um parente em comum que vivera há milhões de anos atrás.
Posteriormente surgiu a comprovação desta teoria, conforme os pesquisadores iam encontrando esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios. Em resumo, é importante que todas as pessoas passem a conhecer a origem e evolução humana como maneira de conhecer a fundo como o homem vem se desenvolvendo no decorrer dos séculos.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/11107/evolucao-humana-resumo#ixzz3Gu9xFkUM
Alunos do 9ºAno B, período Vespertino da E.M. Imaculada Conceição para a realização da atividade proposta:
Alunos após leitura do texto no Blog se posicionaram de forma que pudessem assistir oo vídeo. |
No momento de assistirem os mesmos ficaram em silêncio e atentos ao conteúdo. |
Ao encerramento foi aberto o momento para os questionamentos e discussão do tema. |
Alunos ouvindo uma das alunas da turma falando sobre o seu entendimento. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário