Webfólio


WEBFÓLIO
Elaboração de políticas para o uso das mídias sociais na escola
TECNOLOGIA
3.1.B - Elaboração de políticas para o uso das mídias sociais na escola
 






A tecnologia precisa estar presente na sala de aula
            Acredito que  o currículo escolar deve estar associado as novas possibilidades tecnológicas, pois em  um mundo cada vez mais informatizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares.
            Mas então como aproveitar a tecnologia na Educação? Se por um lado os alunos adoram as novidades tecnológicas, nós professores nos deparamos com leis que proíbem o uso do celular na sala de aula e a exposição da imagem do aluno sem autorização prévia.
            Como defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola, tenho propriedade em dizer que a tecnologia não é apenas um enfeite ela facilita a interação e a busca das informações , porém para utiliza-la o professor precisa ter claro e compreender em quais situações ela efetivamente ajudará  no aprendizado dos alunos, se uma atividade desenvolvida com a utilização da tecnologia também puder ser realizada sem ela, significa que não haverá ganho para o aluno portanto nesse caso a tecnologia é desnecessária.
            Com todo o desenvolvimento tecnológico a utilização das mídias poderia ser constante na escola e em particular na sala de aula mas para que isso ocorra de maneira eficaz é necessário o amadurecimento da ideia e formação dos professores, pois nem todos conseguem reverter o uso do celular (que á a mídia mais acessível aos alunos)  e das redes sociais de maneira positiva ao projeto pedagógico. Destaco o celular porque é uma ferramenta completa, os smartfones por exemplo permitem ao aluno navegar na internet, tirar fotos, produzir vídeos entre outros recursos. Proibi-los  cria a sensação de desafio para o aluno que sempre tentará utiliza-lo escondido, então porque não aproveitar esse recurso que além de não custar nada para a escola faz parte da vida do aluno.

            Diante deste cenário que é de mudanças precisamos discutir cada vez mais a inserção das várias tecnologias nas nossas aulas para que possamos  usufruir destes recursos sem os contratempos que encontramos e nos impossibilitam de realizar um trabalho com autonomia.

Soraya Góes Lemos




2.2 - Diálogos sobre as gerações
Diálogos entre as gerações 


Gerações - Evolução, transformação e inovação.

Evolução Humana
A Evolução Humana também conhecida como  antropogênese é a origem da evolução do homem. Deve-se entender que o estudo da evolução humana conta com muitas ciências incluindo a antropologia física, arqueologia, linguística, genética, e primatologia.
Um dos estudiosos que mais contribuíram para a história da evolução humana foi Charles Darwin com a ideia de seleção natural, observando que os seres vivos sofrem modificações que podem ser repassadas de geração para geração. Esta ideia de seleção natural não causou muito impacto ao se referir ao mundo animal, mas causou indignação principalmente entre as religiões e a comunidade científica quando Darwin passou a afirmar que o homem e o macaco teriam um parente em comum que vivera há milhões de anos atrás.
Posteriormente surgiu a comprovação desta teoria, conforme os pesquisadores iam encontrando esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios. Em resumo, é importante que todas as pessoas passem a conhecer a origem e evolução humana como maneira de conhecer a fundo como o homem vem se desenvolvendo no decorrer dos séculos.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/11107/evolucao-humana-resumo#ixzz3Gu9xFkUM







Alunos do 9ºAno B, período Vespertino da E.M. Imaculada Conceição para a realização da atividade proposta:
Alunos após leitura do texto no Blog se posicionaram de forma que
 pudessem assistir oo vídeo.

No momento de assistirem os mesmos ficaram em silêncio
e atentos ao conteúdo.

Ao encerramento foi aberto o momento para os
questionamentos e discussão do tema.

Alunos ouvindo uma das alunas da turma falando sobre
o seu entendimento.




Nenhum comentário: